-

Perfil:
Escola Estadua Lmanoel Vicente


Arquivos:

Amigos (0)::


A import√Ęncia da comunica√ß√£o
22/11/2010 às 20:53

A escrita é uma tecnologia, criada e desenvolvida historicamente nas sociedades humanas, podendo ser globalmente caracterizada como a ocorrência de marcas num suporte. Mesmo que, habitualmente, a função central atribuída à escrita seja a de registro de informações, não se pode negar sua relevância para a difusão de informações e a construção de conhecimentos. O avanço das novas tecnologias e as interações entre diferentes suportes (por exemplo, papel, tela) e linguagens (verbal ou não verbal) têm permitido, inclusive, o aparecimento de formas coletivas de construção de textos, como é exemplo a própria Wikipédia.
    O(s) instrumento(s) usados para se escrever e os suportes em que ela é registrada podem, em princípio, ser infinitos. Embora, tradicionalmente, conceba-se que a escrita tem durabilidade enquanto a fala seria mais "volátil", os instrumentos, suportes, formas de circulação, bem como a função comunicativa do texto escrito, são determinantes para sua durabilidade ou não. Na maioria das vezes, a intenção da escrita é a produção de textos que serão alvos da atividade de leitura.

Geralmente a linha divisória entre a pré-história e a história é atribuída ao tempo em que surgiram os registros escritos. A importância da escrita para a história e para a conservação de registros vem do fato de que estes permitem o armazenamento e a propagação de informações não só entre indivíduos (privilégio também da linguagem), mas também por gerações.
              Uma das principais consequências do surgimento das cidades e dos Estados foi a escrita, criada por volta de 3200 a.C. Vários são os fatores que explicam o nascimento da escrita: a necessidade de contabilizar os produtos comercializados, os impostos arrecadados e os funcionários do Estado;
* o levantamento da estrutura das obras, que exigira a criação de um sistema de sinais numéricos, para a realização dos cálculos geométricos.
   Com a escrita, o ser humano criou uma forma de registrar suas idéias e de se comunicar. A linguagem escrita é especial porque permite que a vida que levamos hoje seja conhecida pelas gerações que virão depois de nós.
Os primeiros povos a utilizarem a escrita foram os da mesopotâmia, com a escrita cuneiforme e de seguida os egípcios, com o hieróglifo, e, mais tarde, o hierático.
Acredita-se que a escrita tenha se originado a partir dos simples desenhos de ideogramas: por exemplo, o desenho de uma maçã a representaria, e um desenho de duas pernas poderia representar tanto o conceito de andar como de ficar em pé. A partir daí os símbolos tornaram-se mais abstratos, terminando por evoluir em símbolos sem aparente relação aos caracteres originais.

Aluno: Kayck Hyaghe  

Série: 1°                 Turma: 03   



Comentários


Comentar post:

Nome/Apelido:


Email:


Comentário:




23/11/2010 as 15:21

gostei mto do seu blog parabéns.... se vc poder de uma passadinha no meu joseliaanjo.blog.com.br bjos...